Durante a vida, somos constantemente incentivados a iniciar alguma coisa. Um novo projeto, novas amizades, novos amores, novas rotinas, novos cursos, novos caminhos, novas possibilidades, novos hábitos. Mas quando fomos ensinados a encerrar alguma coisa?
Dizem que num "ciclo natural", algo deve se encerrar para o novo começar. E como lidar com esses encerramentos?
Um término de relação. Sim, é ruim receber um não ou uma rejeição. Mas ás vezes, somos nós que não queremos mais, e curiosamente isso não torna o término mais fácil.
Não é incomum o caso de pessoas que reclamam de um parceiro que foi se distanciando sem dizer nada (ghosting), mas quando vivem o reverso, se afastar afetivamente é mais fácil do que dizer "não". Dizer "adeus, essa relação não faz mais sentido pra mim" não é fácil.
Algumas pessoas só conseguem encerrar um relacionamento ao "transformar" amor em ódio, porque parece mais fácil terminar com alguém que eu odeio do que com alguém que eu não odeio. Conhece alguém assim?
O fim de uma amizade que já não é mais a mesma. A insistência em buscar uma redenção ou deixar seguir em frente sem deixar de seguir no Instagram.
Sair de um trabalho que em algum momento eu gostei, mas já não me preenche mais. Ou pensar em não encontrar mais as pessoas de lá com quem tenho tão boas histórias.
Até mesmo aquela tristezinha no fim do ano que não tem explicação ou causa aparente.
Qualquer mal-estar ligado ao encerramento. A hora de sair, a hora de deixar, a hora de ir embora, a hora de dizer tchau.
Por que muitas vezes adoecemos pra entender que acabou?
Acabamos por vezes nos prendendo em situações nas quais não queremos ou não sabemos abrir mão, até com certa nostalgia, daquilo que em algum momento eu desejei muito.
Quase nem faz sentido abrir mão de algo que "gastei energia para ter".
Mas esse "abrir mão", quando fomos ensinados? Somos ensinados a ganhar e não perder, tentar e não desistir, conquistar e não abrir mão. Mesmo que isso nos adoeça.
Você lembra de algum encerramento que já te aconteceu ou precisa acontecer, mas é difícil de você lidar?