top of page
  • Foto do escritorGabriel Ivo

Seu diagnóstico já mudou consultando médicos diferentes?

"Mudei de psiquiatra e agora o meu diagnóstico também mudou! Não entendi."

Nenhum diagnóstico em saúde mental, seja de um médico ou psicólgo, está livre de ser questionado. Diagnósticos em saúde mental, diferente da "saúde física", vão além de identificações de um conjunto de sintomas. Nem sempre uma ansiedade ou um TDAH, por exemplo, se manifestam de formas iguais em pessoas diferentes.


Profissionais diferentes pensam e trabalham de formas diferentes,, ainda mais se forem de diferentes áreas. Nem sempre profissionais em saúde mental irão concordar ou ter a mesma opinião.


"Mas e agora? Como fica o meu tratamento? Como saber o que eu tenho ou o que devo tratar em mim?"


Mais do que um profissional dizer sobre o teu diagnóstico, é importante que você saiba dizer algo sobre o teu diagnóstico também. O que você sabe dizer sobre o teu diagnóstico ou sobre você sem precisar de um profissional?


De fato, não é um exercício fácil. Crescemos com um outro sempre dizendo o que é melhor pra nós, nos oferecendo "manuais sobre a vida". Nossos pais, professores, médicos, nutricionistas, dentistas, cientistas, líderes religiosos, políticos, a lei.


Mas será que sempre o outro vai saber mais de mim do que eu mesmo?


Sempre o outro vai decidir melhor por mim do que eu mesmo?


Independente do profissional, você consegue falar sobre você quando te perguntam? Ou você sente dificuldade pra falar de você sem a orientação de um profissional?

Comments


bottom of page