top of page
  • Foto do escritorGabriel Ivo

Você se reconhece vítima da ditadura da felicidade?

A gente vive um tempo em que a patologização da tristeza (depressão) transforma um sentimento que todos nós sentimos em um "sentimento ruim". Tão ruim que, para combater esse mal, é permitido o uso de drogas com acompanhamento.


Já teve a sensação que ao ficar triste ou chorar, uma outra pessoa, que veio ajudar, também pareceu sentir algum mal-estar? Seja por você ou por não saber o que te dizer, mas que de alguma forma o teu mal-estar contagiou o outro?


Ao ficar triste, você já ouviu algo como "não chora" ou "não fica assim", "não pensa nisso", "fico tão mal de te ver assim", "não gosto de te ver assim", "espero que você melhore", "você é tão alegre, você não é assim"?


Já sentiu que o teu mal-estar incomodava mais o outro do que a você e que ao falar sobre, além de lidar com o teu mal-estar, surge então o mal-estar de ter deixado outra pessoa mal?


Já escondeu que estava se sentindo mal pra não incomodar o outro ou pra não gerar "mais mal-estar"?


Por que uma pessoa triste precisa se sentir animada?


Será que em alguns momentos não é preciso viver a tristeza ao invés de evitar a tristeza?


"Felizes para sempre"

"É impossível ser feliz sozinho"

"Pensamento ruim atrai coisa ruim"

"O caminho da felicidade"

"Felicidade é..."


Tantas receitas da felicidade para seguir...


"Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"


Ou seja, além de não poder estar mal, é bom que você esteja bem. Não basta dar a volta, tem que dar a volta por cima! Frases bonitas para dizer "engole o choro".


Às vezes precisa ficar triste, sim. Mas a ditadura da felicidade é isso que não dá espaço, que não permite e que evita a tristeza com todo custo. Como podemos aprender a lidar com algo que vivemos evitando lidar?


Será que é por isso que adoecemos quando surge uma tristeza que é impossível de se evitar? Porque depois que aprendemos com o mundo, nós mesmos acabamos não nos permitindo ficar triste.


Você se permite estar e ficar triste ou também se cobra de "melhorar" quando você não está bem para dar o teu melhor?

Comments


bottom of page